top of page

A MENOPAUSA E O PATRIARCADO

  • Foto do escritor: Janaina Guedes
    Janaina Guedes
  • 14 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

Nós vivemos em uma sociedade patriarcal e nos foi ensinado desde criança que depois dos 60 anos já estamos muitas velhas, disseram que não mais gozaremos a vida, disseram que já não somos tão interessantes, não temos energia, nossos corpos já não são mais bonitos... E o que é bonito? Quem estipulou o que é bonito? A indústria da beleza? A indústria da medicina estética? Nada contra os produtos de beleza ou a medicina estética mulheres, mas nós somos muito, muito mais que isso. Eu sinto profundamente que há um interesse em nos matar antes do tempo ou de nos vender formulas milagrosas da juventude como se a juventude fosse a única coisa boa na vida de uma mulher e a juventude é linda e boa mas existem certos presentes que só recebemos quando nos tornamos uma anciã e o mundo precisa das anciãs, o mundo precisa da nossa energia de anciã urgente e sinceramente acho que esse interesse em nos matar antes do tempo é porque se nos apropriamos de todo esse poder da fase anciã de nossas vidas, nós certamente transformaremos o mundo. Vocês já imaginaram um mundo onde as mulheres de 60, 70, 80 anos fossem reverenciadas? A cultura nativa é assim, eles respeitam além da Mãe Terra os seus anciãos, mas a cultura moderna não é assim! Por favor pensem nisso!!!!

Quando nós mulheres somos treinadas para pensar que há algo de errado em envelhecer e são coagidas a gastar dinheiro, energia e poder investindo em abrandar os sinais do envelhecimento perde-se um enorme recipiente do amor divino (Cathy Skipper).

Nós mulheres não somos apenas uma em nossas vidas, nós somos várias mulheres diferentes ao longe de nossas vidas e de nossos ciclos e a juventude feminina só é valorizada na cultura moderna porque não representa tanto uma ameaça espiritualmente para qualquer um que tenha medo do poder espiritual do feminino. E SE NÓS DESPERTASSEMOS? E SE NÓS MULHERES MUDARMOS ISSO VALORIZANDO O QUE É SER MULHER EM TODAS AS SUAS FASES DE VIDA?

O que é a menopausa que se tem tanto medo?

Eu vou contar a você que a menopausa que é tida como o fim para nós mulheres, não é o fim. Ela é considerada uma experiência puramente física, mas não podemos esquecer que não existe saúde física sem saúde emocional. Cada parte nossa passa por uma transformação durante a menopausa.

A Menopausa não uma fase que passaremos e depois retornaremos para onde estávamos ou a quem éramos antes, não é isso! A Menopausa tem a ver com nos TORNARMOS COMPLETAS. (Kathy Skipper)

Parte da iniciação da Menopausa é revisarmos nossas experiências e nossas vidas, aprendermos a não nos agarrar as nossas experiencias, o bom e o ruim, as coisas que nos aconteceram, é sobre deixarmos ir e carregar em nossas células a sabedoria que acumulamos com tudo isso.

Ao invés de permitir que mudanças físicas relacionadas a Menopausa te sobrecarreguem, tenha coragem de senti-las, testemunhe o que está acontecendo, não resista as mudanças físicas, perceba no seu corpo onde elas acontecem e como você se sente, perceba o que vem à tona, perceba os seus pensamentos e as emoções, nossos pensamentos e nossas emoções podem nos ensinar muito se estivermos conscientes no momento que eles emergem, se resistirmos eles se acumulam em nossos corpo, se nos permitirmos sentir eles podem ser processados surpreendentemente mais rápido. Para vivermos essa transição para Muheres Completas que a fase da Menopausa nos pede é de extrema importância nos tornarmos mulheres emocionalmente conscientes.

Para nos tornarmos Anciãs Sábias precisamos lembrar que nossas emoções são ferramentas para usarmos em favor do nosso crescimento, estar conscientes dos nossos pensamentos ao invés de deixa-los que nos dominem. Uma parte importante de nos conhecermos é aprender a ouvir a nossa voz interior. A Mulher Sábia sabe fazer, silenciar a si mesmas e aos outros.

A Mulher Sábia, Anciã Sábia usa suas experiências como Ouro, façamos uma escolha, ou nós nos rendemos ao sofrimento e a amargura por tudo que vivemos de ruim ou nós usamos todas as experiências com sabedoria para nos tornarmos Anciãs Sábias e poderosas.

Vamos juntas mostrar ao mundo que podemos rir, gozar, ser felizes, aceitar nossos corpos e todas as mudanças que chegam com a Menopausa.

O trabalho do feminino está intimamente ligado a mudança do que significa a Menopausa em nossa vida. A Anciã que conhecemos como criança e era chamada de Bruxa e nos causava medo, por causa das rugas, olhar profundo, não pode continuar sendo a causadora de medo em crianças e adolescentes, em mulheres adultas e vividas. Essa ideia nos foi implantada pouco a pouco e permeia nossos dias desde muito tempo, é hora de nós mulheres começarmos juntas a mudar isso, seremos nós a falarmos para nossas crianças do colo quentinho da anciã, do carinho e do acolhimento, dos ensinamentos, da comida que alimenta a alma, da conversa que acalma nosso coração.

A Anciã é a mãe das estrelas e de todas as almas, ela tem a sabedoria do Universo e o amor incondicional dentro dela. (Miranda Gray)

A Anciã é a sábia e contadora de histórias, é a que traz guiança, confiança e aceitação. Ela nos ensina sobre o Grande Mistério.

Ela nos mostra que existe um lugar nas profundezas que é suave e escuro, mas que podemos relaxar e confiar, ela nos ensina a conectar com o Divino, ela ensina que a dor por mais que pareça que nunca irá passar, sim ela irá passar, se nós vivermos ela e estivermos dispostas a aprender com ela. Ela nos ensina o caminho da luz e da escuridão, nos mostra como sarar nossas feridas e seguir em frente. Esse é o Reino da Anciã Sábia, da Bruxa Anciã, da Mulher Sábia. Elas são a mesma pessoa.

O Planeta precisa urgente de Anciãs, de Sábias, de Bruxas e a Menopausa é o último grande estágio da nossa vida. Quando mudarmos nossa forma de pensar e sentir sobre essa fase de transição, nós iremos contribuir para a transformação que o mundo precisa. Seremos nós que iremos guiar aquelas que virão depois de nós e estaremos curando e ensinando a curar toda uma linguagem e assim iremos curar o Planeta.

Só depende de nós começar a acolher e amar esse estágio de mudança em nossas vidas, à medida que nos tornamos mais velhas nossas energias de alma se tornam mais fortes (Miranda Gray). Eis a grande chance de mudarmos o mundo ao reconhecer e amar a nossa Anciã Interna.

Salve a Mãe Divina

Salve a Anciã em Mim

Salve a Anciã em nós


Janaína Guedes

Inspirada pelos livros e ensinamentos de Miranda Gray e Cathy Skipper.

Junho, 2021

 
 
 

Comentários


bottom of page